Curta você também
Destaques
Receita Federal no Paraná recebe mais de 2,9 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo
A Receita Federal no Paraná divulgou o balanço final da entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. Até as 23h59 do dia 30 de maio, prazo final para envio, foram recebidas 2.904.401 declarações em todo o estado.
Segundo os dados, a maioria dos contribuintes paranaenses — 53,7% — terá direito à restituição. Outros 24,4% deverão pagar imposto, enquanto 21,9% das declarações não resultaram em valores a pagar ou a restituir.
O uso da declaração pré-preenchida cresceu e foi adotado por metade dos contribuintes, o que demonstra maior adesão a ferramentas que facilitam o processo e reduzem a incidência de erros. Já o modelo simplificado de tributação foi a escolha de 61% dos declarantes. Entre todas as declarações enviadas, 5,7% foram retificadoras — feitas para corrigir ou complementar informações.
Também foram registradas 3.629 declarações de espólio (final) e 720 de saída definitiva do país. Todos os documentos informaram rendimentos recebidos no ano de 2024.
O perfil médio do contribuinte paranaense foi de 46 anos, e as mulheres foram responsáveis por 43,3% das declarações entregues.
A Receita Federal alerta que quem perdeu o prazo está sujeito à multa. Caso haja imposto a pagar, a penalidade é de 1% ao mês de atraso, limitada a 20% do valor devido, com mínimo de R\$ 165,74. Já para quem não tem imposto a pagar, o valor fixo da multa é de R\$ 165,74. Além disso, a omissão da declaração pode deixar o CPF como “pendente de regularização”, dificultando o acesso a serviços e podendo resultar em autuação fiscal, com cobrança de imposto, multa e juros.
Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil