Destaques

Notícia publicada segunda-feira 23 julho 2012

Saldo positivo no mês de junho reverte situação da geração de empregos em 2012

Gostou, compartilhe

Depois de seis meses com saldos negativos na geração de empregos formais (com carteira assinada), o município de Palmeira, enfim, no mês de junho, voltou a registrar saldo positivo. O resultado foi obtido graças às contratações efetuadas nos setores da administração pública, agropecuária e comércio. No último mês do primeiro semestre do ano, o número de trabalhadores contratados foi de 355, ao passo que o número de demitidos foi de 258, resultando no saldo positivo de 97 novas vagas de trabalho no mês. O resultado foi divulgado na segunda-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego através dos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Com os resultados do mês de junho, também o saldo de empregos gerados em 2012 passou a ser positivo, com 33 novos postos de trabalho abertos desde o início do ano, entre janeiro e junto, quando foram efetivadas 1.942 contratações e registradas 1.909 demissões de trabalhadores dos diversos setores.

O setor da administração pública registrou 73 contratações em junho, contra seis desligamentos de funcionários, o que acabou resultando em 67 novas vagas de emprego no setor. Na sequência, o setor da agropecuária efetuou 39 admissões de trabalhadores e teve desligados 18 funcionários, o que representou saldo de 21 novas vagas abertas no setor. Já o setor do comércio figura no Caged referente a junho com 70 contratações e 53 demissões de funcionários, o que resultou em 17 vagas abertas. Ainda com saldo positivo, o setor de serviços registrou em junho 63 admissões e 60 dispensas, ficando assim com saldo positivo de três novos postos de trabalho.

Curiosamente, no mês de junho o único setor que registrou saldo negativo de empregos formais foi o da indústria, que até então vinha apresentando resultados positivos. O setor teve efetivadas 101 contratações de trabalhadores no mês, mas as 110 demissões levaram a um resultado negativo de nove vagas fechadas. Da mesma forma, a construção civil também teve resultado negativo, pois com nove admissões e 11 desligamentos registrou saldo negativo de dois postos de trabalho fechados em junho.

12 meses

No período móvel dos últimos 12 meses, entre julho de 2011 e junho deste ano, o saldo de empregos formais no município de Palmeira mantém-se positivo, graças às 3.739 admissões registradas contra os 3.373 desligamentos de trabalhadores. Estes números representam um saldo positivo de 363 novos postos de trabalho abertos no período, com destaque absoluto para o setor da indústria que, sozinho, garantiu 200 destas novas vagas, resultantes de 1.489 admissões e 1.289 desligamentos de trabalhadores.

Já o único setor que apresenta resultado negativo nos últimos 12 meses é o da agropecuária, que contratou 554 trabalhadores e demitiu 595, fechando 41 vagas no período. O mesmo se dá com os resultados do ano, pois a agropecuária é também o único setor com saldo negativo, resultante de 273 admissões e 452 demissões entre os meses de janeiro e junho.