Curta você também
Destaques
Sanepar amplia em 100% a produção de água tratada em Porto Amazonas
Acaba de entrar em operação, neste mês de agosto, a nova estrutura de abastecimento de água de Porto Amazona. Para melhor atender os 1680 imóveis ligados à rede de abastecimento, a Sanepar investiu R$ 2,37 milhões no sistema. Além de Porto Amazonas, a Companhia tem obras em execução em outros sistemas de abastecimento da região, chegando a R$ 63 milhões em investimentos, beneficiando mais de 180 mil famílias paranaenses.
“No planejamento de investimentos da Sanepar, sempre prezamos por obras que vão garantir o abastecimento da população com quantidade e qualidade, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento de todos os municípios que atendemos”, destaca a Gerente Geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos.
Em Porto Amazonas, a capacidade do sistema foi dobrada. As obras incluem um novo poço, perfurado a 120 metros de profundidade, que produz em torno de 50 metros cúbicos de água por hora, e a substituição da bomba do poço já existente. “Com isso, o sistema recebeu um incremento de 100% na capacidade de produção de água tratada, passando de 50 metros cúbicos por hora, para 100 metros cúbicos por hora”, explica o coordenador de Processo Água da Sanepar, Fabiano Icker Oroski.
A instalação de um novo reservatório na cidade, de 50 metros cúbicos, complementa em 20% a capacidade de armazenamento de água tratada do sistema, fundamental para a segurança operacional. As obras de ampliação incluíram ainda uma nova adutora, a adequação de redes de distribuição de água, casa de química, estação elevatória de água, entre outros equipamentos.
Mais Água
Assim como em Porto Amazonas, o município de Imbituva está sendo beneficiado com obras de ampliação e modernização do seu sistema de abastecimento. Elas devem assegurar ao sistema um incremento de 40% na produção de água tratada. Em Telêmaco Borba, as ampliações estão em fase de conclusão, e irão promover o aumento da capacidade de produção de água tratada em cerca de 60%. Em Sengés, a produção também vai aumentar com a operacionalização de um novo poço. Em Ponta Grossa, a estação de tratamento está sendo ampliada com a instalação de um novo módulo de filtração, e em Piraí do Sul, está sendo construído um novo reservatório, com capacidade para armazenar 500 mil litros de água tratada.
Foto: Sanepar