Destaques

Notícia publicada quinta-feira 18 outubro 2012

Setembro tem o terceiro melhor resultado do ano em geração de empregos em Palmeira

Gostou, compartilhe

A tendência de elevação do número de vagas de emprego formal no município de Palmeira pode ser confirmada com o resultado dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo positivo de 82 vagas abertas no mês é o terceiro melhor de 2012, ficando atrás apenas dos meses de junho (97) e agosto (89). Os setores que mais vagas abriram foram o da agropecuária, e de serviços e da indústria, respectivamente.

O nono mês do ano teve registradas no Caged 362 contratações de trabalhadores com carteira assinada. Já as demissões efetuadas foram 270 em setembro. Assim, resultou o saldo de 82 novos postos de trabalho abertos no mês de setembro.

Com 66 admissões e 30 desligamentos, o setor da agropecuária foi responsável pelo melhor saldo do mês, com 36 novas vagas de emprego formal. Já o setor de serviços, com  82 contratações e 54 demissões teve saldo de 28 novas vagas, o que lhe deu a segunda posição no mês em geração de empregos. O setor da indústria, por sua vez, graças a 145 contratações e 125 desligamentos apresentou saldo positivo de 20 vagas abertas em setembro, ficando com a terceira melhor marca do mês.

Apesar de o ano de 2012 ter começado com saldo negativo de empregos formais, registrado pelo Caged no mês de janeiro, com o cancelamento de 106 vagas, a retomada da geração de novos empregos começou apenas em junho, quando foi registrado o primeiro saldo positivo do ano, com 33 novos postos de trabalho abertos. Oscilando para baixo em julho e voltando a crescer em agosto, o saldo positivo, agora no mês de setembro, chega a 181 novas vagas de emprego formal em Palmeira este ano.

12 meses

Em outra estatística feita a partir dos dados do Caged, que leva em consideração o período móvel dos últimos 12 meses, o registro mais recente, relativo ao período entre outubro de 2011 e setembro de 2012, mostra que foram efetivadas 3.900 contratações de trabalhadores e realizadas 3.482 dispensas, o que resulta em saldo positivo de 417 novos postos de trabalho com carteira assinada durante o período. Este é o melhor resultado já verificado em 2012.