Histórias das Eleições Municipais

Notícia publicada terça-feira 12 junho 2012

Gazeta de Palmeira inicia série especial da história das eleições municipais

Gostou, compartilhe

Histórias das Eleições MunicipaisA partir desta edição, a Gazeta de Palmeira publica uma série de 15 matérias especiais sobre as eleições municipais realizadas desde 1947 até 2008, período em que oito políticos foram eleitos prefeitos do município pelo voto direto dos cidadãos. A série vai trazer aos leitores informações sobre o contexto histórico do momento, a disputa entre os grupos políticos e os números de votos dados aos candidatos a prefeito e aos vereadores eleitos em cada ocasião.

Aproveitando o momento em que se aproxima mais uma eleição municipal, marcada para o próximo dia 7 de outubro, a Gazeta de Palmeira apresenta a série até a edição que circula no dia 15 de setembro, já dentro do prazo da disputa eleitoral que vai apontar o futuro prefeito do município e será o nono político eleito para o cargo desde a restituição dos direitos democráticos, em 1945, quando acabou a Era Vargas e, com ela, a restrição às eleições diretas.

Mesmo no período entre 1964 e 1982, sob o regime militar, as eleições municipais aconteceram normalmente em Palmeira, embora em 1972, pela primeira vez na história, com a participação de apenas dois partidos políticos, ARENA e MDB, criados pelo governo para abrigar situação e oposição. E assim, o MDB ganhou a eleição daquele ano, surpreendendo e calando a intenção do governo militar em impor sua supremacia nos municípios menores.

Ainda dentro do período eleitoral, a Gazeta de Palmeira, como já faz desde a eleição municipal de 2004, vai abrir espaço para que todos os candidatos a prefeito possam expressar suas opiniões e propostas para temas determinados que preocupam a comunidade. Da mesma forma, em atenção ao direito de informação do leitor, o jornal dará cobertura integral a todas as movimentações de campanha, de forma imparcial e transparente, primando pelo espírito da comunicação cidadã que carrega como marca inalienável.

 

 Clique aqui e acompanhe.