Geral

Notícia publicada quarta-feira 04 setembro 2013

3ª Noite Lítero Musical movimenta cena cultural de Palmeira nesta sexta

Gostou, compartilhe

O Instituto histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) promove nesta sexta-feira (6) a 3ª Noite Lítero Musical, evento cultural aberto ao público que acontece no Clube Palmeirense, às 20 horas. Da programação constam apresentações musicais, mostra de artes plásticas e lançamentos de livros.

Um dos destaques é o “Coro da cidade de Ponta Grossa”, grupo que conta com alguns palmeirenses no seu elenco, com especial participação do pianista e membro do IHGP, Douglas Passoni. A mostra de artes apresenta obras do jovem palmeirense Fernando César Bastos, que exibe caricaturas e retratos em grafite, bem como vai demonstrar no próprio local como é feito tal trabalho.

Três livros serão lançados na ocasião. Um deles é “História de vida: Uma socióloga e educadora paranaense da Cidade Palmeira – Relatos de Viagens de lazer e de interesse sociocultural”, por Arthur Orlando Klas e Maria do Rosário Kapp Knechtel. Ele é poeta e escritor, autor de “Recordar é viver, Fragmentos da história de Palmeira e Retratos de família”, membro reformulador e presidente do IHGP na gestão1999/2002.  Ela é membro efetivo do IHGP desde 2002, membro da Academia Feminina de Letras, doutora e pós-doutora em Sociologia e professora de Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Possui inúmeros livros publicados e um vasto currículo docente e de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior.

Também será lançada a reedição de “Pai e patrono”, de Moysés Marcondes, filho de Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, que ao ocupar uma cadeira na Academia de Letras do Paraná e ao homenagear ao Pai, produziu inúmeras páginas de sua trajetória, as quais se constituíram nas mais importantes páginas da história de Palmeira. Sua primeira edição data de 1926, e nesta data reeditada graças ao empenho da atual diretoria do Instituto e pelo apoio da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores (Sobrames), através de seu presidente, o médico Luiz Alberto Fernandes Soares, do Rio Grande do Sul.

Uma coletânea dos melhores sonetos de Moysés Marcondes é outra edição da Sobrames, que garimpa pelo Brasil a fora os textos de médicos escritores, tendo encontrado os mais belos sonetos do palmeirense que foi escritor e poeta.

Segundo a presidente do IHGP, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, “a Noite Lítero Musical é uma das formas em que a entidade tem para reconhecer e valorizar o trabalho dos seus membros e de algumas pessoas que elevam e dignificam Palmeira e que não merecem passar despercebidas”. O evento tem como proposta uma mostra de vários segmentos da cultura local e regional, de acordo com ela.