Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 29 maio 2015

Agricultores familiares conhecem cultivo da pereskia no interior de SP

Gostou, compartilhe

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira organizou uma caravana com 40 agricultores familiares do município, no último dia 22, que viajou a Ribeirão Branco (SP) para conhecer a empresa Proteios, que trabalha com o cultivo da hortaliça pereskia, mais conhecida como ora-pro-nóbis. Os agricultores tinham como objetivo conhecer a plantação e como funciona o trabalho de manejo e cultivo da planta, tendo em vista que esta pode ser uma nova alternativa de renda para suas propriedades.

Na quinta-feira (28), o Sindicato promoveu um seminário, com a presença de representantes da Proteios, tratando de diversos aspectos da hortaliça ora-pro-nóbis e sua alternativa de renda. Também participaram representantes da Receita Estadual e do INSS, falando sobre validação de nota do produtor rural e seus benefícios.

A hortaliça

A ora-pro-nóbis nasce onde é plantada e quando cresce serve de proteção e alimento. Repleta de flores, ainda deixa o ambiente mais bonito. A Pereskia aculeata oferece múltiplos benefícios ao ser humano, o que seria motivo suficiente para a escolha de seu nome popular. Mas, conta-se que assim foi batizada pelo costume de ser colhida no quintal de uma igreja, para ser preparada para o almoço, quando o padre iniciava a reza final da missa da manhã.

Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região Sudeste do Brasil. De fácil manejo e adaptação a diferentes climas e tipos de solo, produtiva e nutritiva, a ora-pro-nóbis é uma boa alternativa para produtores iniciantes no cultivo de hortaliças.

Ela pertence à família das cactáceas. Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva, tanto para ser usada como quebra-vento quanto como barreira contra predadores. A existência de espinhos pontiagudos nos ramos inibe o avanço de invasores.