Geral

Notícia publicada quinta-feira 23 fevereiro 2012

Agropecuária demite e mês de janeiro fecha com saldo negativo de empregos

Gostou, compartilhe

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na quinta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o município de Palmeira teve saldo negativo de empregos, com o fechamento de 106 postos de trabalho formal, com carteira assinada, no primeiro mês do ano. O que colaborou decisivamente para isto foram as 110 vagas fechadas no setor da agropecuária, que contratou 122 funcionários com carteira assinada e demitiu 232 trabalhadores.

Na somatória de todos os setores, janeiro teve registradas 396 contratações com carteira assinada. No entanto, o número de desligamentos de trabalhadores chegou a 502 no primeiro mês do ano. O resultado foram as 106 vagas de emprego formal fechadas no mês.

Em ritmo crescente, os setores da indústria e da construção civil registraram saldos positivos no mês de janeiro, segundo os dados do Caged. Com 157 contratações e 109 desligamentos, a indústria abriu 48 vagas novas no mês. Já a construção civil, com 15 admissões e oito demissões, teve saldo positivo de sete novos postos de trabalho.

Mantendo uma tendência de sempre reduzir empregos no início do ano, os setores do comércio e de serviços tiveram saldos negativos de empregos formais no primeiro mês de 2012. O comércio realizou 51 contratações, mas fez 74 desligamentos de trabalhadores, o que resultou no fechamento de 23 vagas. Já o setor de serviços admitiu 49 funcionários e promoveu a demissão de 76, fechando o mês com 27 postos de trabalho fechados.

12 meses

No período dos últimos 12 meses – entre fevereiro de 2011 e janeiro deste ano – o saldo de empregos em Palmeira mantém-se positivo. Em todo o período foram realizadas 3.754 admissões de trabalhadores e efetuadas 3.402 desligamentos. Os números resultaram em 352 novos postos de trabalho com carteira assinada nos últimos 12 meses.

O destaque do período foi o setor da indústria, que abriu 287 vagas de emprego nos últimos 12 meses.  O setor da agropecuária, por sua vez, tem o pior saldo, com 109 vagas fechadas no período.