Geral

Notícia publicada quarta-feira 06 maio 2015

Pontos de ônibus com bancos e biblioteca em Witmarsum

Gostou, compartilhe

A ideia de um grupo de amigos promete melhorar a vida de moradores e turistas que pegam ônibus em Witmarsum, no município de Palmeira. No lugar, não há pontos para os passageiros aguardarem. Então, eles criaram um projeto que vai revitalizar quatro espaços com bancos para até seis pessoas de materiais reutilizados, jardins comestíveis e minibibliotecas.

O objetivo é tornar a espera pelo transporte coletivo – utilizado por 40% da população – uma experiência mais agradável. A ideia surgiu há mais ou menos seis meses, após algumas conversas informais com os colonos. Eles reclamam da falta de lugar para repousar e também das poucas informações sobre horários e itinerantes.

A colona Romila Lederer Balzer, de 42 anos, conta que ficou empolgada com o projeto. A agropecuarista diz que ela e a filha, que estuda em Curitiba, utilizam sempre o transporte coletivo.

“Hoje, nós não temos nem lugar para sentar. Também temos que ficar no sol e, às vezes, até na chuva. Sem contar o vento forte que bate”, diz. Para Romila, a revitalização, além de útil, vai deixar a colônia ainda mais charmosa.

Coletivo BioWit

Os dez amigos que tiveram a ideia integram a associação BioWit, um grupo que busca ações práticas para viver de maneira mais simples e em harmonia com a natureza. Nove participantes são de Witmarsum e seis ainda moram lá.

A única integrante de fora é a jornalista e permacultora Rafaelle Mendes, de Curitiba, que, assim como os colegas, garante que é apaixonada pela região. “É um lugar que tem que ser preservado pela sua cultura incrível e pelas pessoas maravilhosas”, acredita. Segundo ela, os amigos que não moram mais lá fazem planos de, um dia, voltar a viver na colônia.

Witmarsum Biowit interna