Geral

Notícia publicada sexta-feira 10 maio 2013

Ar seco deixa a umidade baixa em Palmeira e na região Sul do Brasil

Gostou, compartilhe

Na tarde de quinta-feira (9), várias regiões do Paraná, incluindo Palmeira, registraram níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS) níveis de umidade entre 11% e 20% indicam situação de “alerta” para a o ar muito seco, situação em que ocorrem irritações do aparelho respiratório e nos olhos.

No Paraná a umidade atingiu o nível de 12% em Clevelândia, 13% em Palmeira, Castro e Nova Fátima, 17% em Curitiba e 18% em Maringá e Inácio Martins.

Na região Sul do Brasil, houve horas de situação de “emergência” na serra catarinense. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8% de umidade em São Joaquim e 9% no Morro da Igreja, ambas em Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul a umidade caiu para 12% em Vacaria, Passo Fundo, São José dos Ausentes, Soledade, Canela, Lagoa Vermelha, Santo Augusto e Cruz Alta.

Em Santa Catarina chegou a 13% em Urussanga e em Major Vieira, 14% em Joaçaba e 15% em Curitibanos.

Ar seco

A passagem do ar polar intenso reduziu muito os níveis de umidade no Centro-Sul do país e o ar irá fica mais seco na região, informa a Climatempo. Neste fim de semana, do dia das Mães, o ar muito seco ainda deve incomodar a população destas regiões, mesmo com a expectativa de ligeiro aumento da umidade relativa do ar.

Os níveis de umidade podem ficar em torno dos 20% durante várias horas da tarde, em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com a Organização Mundial da Sáude – OMS – o ideal é que a umidade fique acima dos 60%.