Geral

Notícia publicada terça-feira 04 junho 2013

Beneficiários da tarifa social da Sanepar devem fazer recadastramento

Gostou, compartilhe

Os beneficiários do programa Tarifa Social estão sendo convocados pela Sanepar para se recadastrarem a cada 12 meses por conta de a renda mensal, o número de moradores e o consumo de água tratada, que são critérios da Tarifa Social, serem dados sujeitos a alteração. O serviço de cadastro e recadastramento é contínuo nos escritórios de atendimento da Sanepar.

O usuário recebe uma comunicação da empresa alertando sobre a necessidade de recadastramento. O prazo é de 15 dias para comparecer pessoalmente a um escritório, levando a conta de água, documento que comprove o tamanho do imóvel, documento de identidade e CPF e comprovante de renda dos moradores do imóvel.

O recadastramento e a inclusão de novas famílias beneficiárias também podem ser feitos nos eventos dos quais a Sanepar participa. Neste mês de junho, por exemplo, a companhia estará na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial dos Campos Gerais (Efapi), em Ponta Grossa, onde os interessados poderão fazer a sua inscrição.

A tarifa especial da Sanepar para famílias carentes existe desde 1989, mas em 2004 teve seus critérios flexibilizados para que mais pessoas pudessem se beneficiar. Com o cadastramento no programa as famílias passam a pagar somente R$ 9,30 pela água e pelo esgoto.

Hoje, podem utilizar o benefício usuários que tenham renda de até meio salário mínimo por morador, que residam em imóvel de até 70 metros quadrados e mantenham o consumo mensal de água em 10 mil litros por mês.

Famílias com mais de quatro pessoas podem consumir acima desse volume, porém, mantendo o proporcional per capita de até 2,5 mil litros por pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,5 mil litros mensais por pessoa é o volume necessário para atender as necessidades de higiene e alimentação.

Outro benefício da Tarifa Social é a redução do preço das ligações de água e esgoto para 20 reais cada, valor que pode ser parcelado. O custo normal cobrado pela Sanepar para uma ligação de água hoje é de R$ 62,20.