Geral

Notícia publicada quarta-feira 25 outubro 2023

CimSaúde realiza ações em alusão ao Outubro Rosa na Região

Gostou, compartilhe

A prevenção e conscientização sobre o Câncer de Mama e de Cólon de Útero estão em destaque nos ambulatórios do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O Outubro Rosa está sendo abordado junto aos pacientes que utilizam os serviços em Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba. “Durante todo o mês, estamos realizando ações educativas”, conta a coordenadora da sub-sede de Castro, Flávia Queiroz. O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Conforme a enfermeira do CimSaúde, Thayana Veinert, durante a espera das consultas, são repassadas informações às pacientes. “Abordamos os dois tipos de cânceres e explicamos que há formas de rastreamento disponíveis em toda a Rede de Atenção à Saúde”, explica, destacando ainda que os locais onde podem ser acessados esses serviços também foram apontados. “As Unidades Básicas de Saúde mais próxima da residência das pacientes e em Centros de Saúde da Mulher, disponíveis em alguns municípios consorciados”, exemplifica.

Além dessas informações, o incentivo ao toque da mama está sendo abordado. “É muito importante que as mulheres adquiram esse costume para identificar o mais precocemente possível se há a presença de algum nódulo”, destaca a diretora do CimSaúde, Pâmela Costa, falando ainda da importância dos exames periódicos.

De acordo com as profissionais, outro sinal de alerta é o histórico familiar. “Este não é um dos principais fatores de risco, mas merece atenção dos pacientes”, avalia Thayana. Para a conscientização e prevenção, o Consórcio aposta ainda na exposição e distribuição de materiais educativos. “Por todos os ambulatórios estão sendo expostas, por meio de folders, as maneiras de como se cuidar, seja por meio do toque na mama e na procura pelos exames de rastreamento”, finaliza a enfermeira.

Foto: Divulgação CimSaude