Geral

Notícia publicada terça-feira 07 agosto 2012

‘Cinemas e Temas’ realiza mostra de filmes no Cine Teatro Municipal entre os dias 13 e 17

Gostou, compartilhe

O projeto ‘Cinema e Temas’ da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove mostra de filmes em Palmeira entre os dias 13 e 17 deste mês. A mostra visa promover ações de extensão que permitam a formação cinematográfica de alunos e professores. A mostra tem como público-alvo professores das redes estadual, municipal e particular de ensino de Palmeira e região, alunos de cursos de ensino à distância de diversas áreas da UEPG e Universidade Federal do Paraná e interessados em geral.

A participação na promoção do projeto é gratuita e tem certificação de 20 horas para os participantes. O projeto apresenta as sessões de filmes, às 19 horas, no Teatro Municipal de Palmeira. O professor Fábio Steyer, coordenador do projeto, assinala que as sessões são fundamentais para que as pessoas ligadas à área de educação possam “ler” os filmes maneira adequada e aprofundada, ultrapassando a utilização de temas cinematográficos como mero “complemento” das aulas.

A programação do O projeto ‘Cinema e Temas’ começa no dia 13, às 19 horas, com a exibição de “Preciosa – uma história de esperança” (EUA, 2009). O filme terá comentários de Caroline Wilt Araújo, mestranda em Letras pela UEPG e integrante do projeto desde a graduação em Letras na UEPG. Tem vários estudos sobre as relações entre o cinema e a temática da violência.

No dia 14, estará em cartaz “Poderosa Afrodite” (EUA, 1995), direção de Woody Allen. Os comentários serão de Amanda Antunes Machado, acadêmica de Letras na UEPG, que tem trabalho voltado para a utilização do cinema em sala de aula, em especial na Escola Estadual Linda Bacila, em Ponta Grossa. Integrante do ‘Cinemas e Temas’, com vários filmes comentados e diversos trabalhos apresentados em eventos científicos

O filme “Gregório de Mattos” (Brasil, 2003) será exibido no dia 15 e terá comentários de Fábio Augusto Ateyer, professor de Literatura Brasileira na UEPG. Doutor em Literatura Brasileira (UFRGS). Mestre em História (PUCRS). Especialista em Cinema (PUCRS). Graduado em Letras, Comunicação Social/Jornalismo e História (todos pela PUC-RS) e coordenador do projeto Cinemas e Temas.

No dia 16, outro filme brasileiro, “Concerto Campestre” (2004), com comentários de Néia Hauer, professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, acadêmica de Letras na UEPG com vários estudos sobre as relações entre cinema, literatura, história e música.

Por fim, no dia o filme em cartaz é “Nenhum a Menos” (China, 1999), que terá como comentarista Sabrina Silva de Souza, coordenadora da área de História do Núcleo da Secretaria de Estado da Educação (SEED) em Ponta Grossa, mestre em História (PUC-RS) e professora de História na rede estadual de ensino do Paraná e no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa.