Destaques

Notícia publicada sábado 26 abril 2014

Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves completa 67 anos neste sábado

Gostou, compartilhe

Fundado através do decreto nº 02, de 26/04/1947, foi criado o Ginásio Municipal de Palmeira, assinado pelo então prefeito interino Júlio André Gumy. Nos últimos 67 anos, muitos cidadãos palmeirenses se formaram no agora Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves.

Muitos fatos, acontecimentos e histórias importantes fazem parte do cotidiano do maior estabelecimento de ensino do município. Para quem já estudou ou trabalhou no CEDAG, momentos felizes e especiais ficaram guardados na memória, além do conhecimento repassado a todos.

Em 1948, com um total de 62 alunos matriculados nas 1ª e 2ª séries, o Ginásio Municipal de Palmeira, iniciava suas atividades (os Exames de Admissão foram realizados em dezembro de 1947). A 2ª série foi formada por alunos transferidos para este Estabelecimento.

Em 1969, foi elevado a Colégio, passando a denominar-se Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves. O nome foi em homenagem ao primeiro paranaense a ser sagrado Bispo, palmeirense nato que se destacou na vida política, na administrativa e no setor religioso. A padroeira do Colégio é Nossa Senhora do Bom Conselho, cujo dia é comemorado juntamente com o da criação do Ginásio (26/04).

Atualmente cerca de 1.500 pessoas circulam diariamente no CEDAG, muitas delas comprometidas com a educação, com a preparação do jovem para a vida profissional e pessoal. Competentes profissionais que se sentem orgulhosos com o resultado dos vestibulares de 2013, com 29 aprovados em universidades conceituadas, ou com projetos esportivos, artísticos, nas áreas da ciência, da tecnologia, das línguas, da matemática, da área técnica e profissional.