Geral

Notícia publicada quarta-feira 02 setembro 2015

Delegado da PF diz que revitalização do rio Iguaçu depende das pessoas

Gostou, compartilhe

O delegado da Polícia Federal, Carlos Roberto Bacila, defendeu na terça-feira (1º), em Curitiba, que a sociedade passe por profunda “conscientização ecológica”, onde toda pessoa perceba que “a origem de cada problema ambiental está na sua casa, na sua rua, no seu ambiente”. Bacila participou como convidado da reunião do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu (GGRI) na qual foram apresentadas confirmações da degradação dos primeiros 40 quilômetros do rio.

Instituído por decreto, o Grupo Gestor é responsável pela elaboração e detalhamento das ações, objetivos, metas e prazos a serem desenvolvidas pelo Programa de Revitalização do Rio Iguaçu. “Este é um compromisso do governador Beto Richa, que lidera o processo de revitalização do Iguaçu”, afirma o coordenador e representante da Sanepar, Mario Celso Cunha.

Na semana passada, integrantes do GGRI visitaram cinco pontos do rio Iguaçu para levantar subsídios ao projeto de governo que integra ações e projetos de instituições públicas para revitalizar o maior rio do Paraná.

Entre as principais constatações dos integrantes está a de que esgoto doméstico, esgoto industrial e lixo são lançados livremente desde o seu início – no encontro dos rios Iraí e Atuba, junto à ponte da BR-277, na rodovia que liga Curitiba a Paranaguá. Os cinco pontos do rio Iguaçu visitados pelo grupo foram: ponte da BR-277, Estrada do Zoológico e Ponte do Umbará, em Curitiba, ponte na PR-512, em Balsa Nova, e ponte na PR-427, em Porto Amazonas.