Destaques

Notícia publicada segunda-feira 05 novembro 2012

Dia de Finados leva milhares de pessoas a visitar cemitérios no município

Gostou, compartilhe

Milhares de pessoas foram aos cemitérios do município na sexta-feira (2) para homenagear seus entes queridos no Dia de Finados, data em que a igreja católica dedica para orar pela alma dos mortos. Tanto na área urbana quanto na área rural, os cemitérios receberam os visitantes, que durante todo o dia levaram flores e acenderam velas, além de alguns que enfeitaram os túmulos.

O maior cemitério da cidade, o Municipal, localizado no Centro, teve movimentação intensa durante todo o dia. O trecho da rua Conceição que passa em frente ao local foi interditado devido ao fluxo de pessoas e ao comércio de flores, velas e outros artigos relativos a data. O Cemitério Municipal também recebeu a celebração de uma missa no período da manhã, como tradicionalmente acontece todos os anos.

Em anos anteriores choveu no Dia de Finados, diferente de 2012. Para as crenças populares a chuva acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

Dia de Finados

O Dia de Finados, que acontece no dia 2 de novembro, foi criado em homenagem às pessoas falecidas. A igreja católica considera que a morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos.

A escolha da data aconteceu em virtude do Dia de Todos os Santos, 1° de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no Dia dos Mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.