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Notícia publicada segunda-feira 05 agosto 2013

Educação registra índice que compromete média do IDHM de Palmeira

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Ostentando o Índice de Desenvolvimento humano Municipal (IDHM) de 0,718, graças ao incremento de 48,35% nas últimas duas décadas, o município de Palmeira está inserido na faixa de desenvolvimento alto. Mesmo assim, entre os 399 municípios do estado do Paraná ocupa a 136ª posição. Poderia ser melhor não fosse o IDHM da educação, que está em 0,618 e compromete a média, feita pela soma das três dimensões que compõem o IDHM: renda, longevidade e educação.

Apesar de ter sido a dimensão que apresentou melhor desempenho de avanço entre 2000 e 2010, a educação ainda apresenta um IDHM distante daquele registrado para as outras duas dimensões. O IDHM Longevidade é de 0,826 e está na faixa muito alto. O IDHM Renda é de 0,725 e está na faixa alto. O IDHM Educação, de 0,618 fica na faixa média.

A proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação.

No período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 15,88% e no período 1991 e 2000 aumentou em 49,23%. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 29,28% entre 2000 e 2010 e 56,31% entre 1991 e 2000.  Porém, a proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo registrou -5,33% no período de 2000 a 2010, passando de 64,48% para 61,04%.  Esta redução causou impacto no índice da dimensão e também no IDHM de Palmeira.

Os dados do IDHM, apresentado no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, trazem a informação de que pouco mais de 25% dos jovens com idade entre 15 e 17 anos não estão frequentando o ensino médio. Ainda, que 18,12% deles freqüentam o ensino fundamental e quase 10% freqüenta o ensino médio com atraso de um ou dois anos. São potenciais candidatos a abandonar a educação e ampliar o percentual de jovens nesta faixa etária fora do sistema de ensino.

A título de comparação, na faixa etária de 6 a 14 anos apenas 4,48% das crianças não freqüenta o ensino fundamental e 4,23% já estão freqüentando o ensino médio. Por lei, a frequência escolar é obrigatória até os 14 anos de idade.