Economia

Notícia publicada quarta-feira 16 outubro 2013

Em setembro são abertas 107 vagas de emprego formal em Palmeira

Gostou, compartilhe

Com um saldo positivo de 107 novas vagas de emprego com carteira assinada no município de Palmeira, setembro conquistou o topo do ranking este ano, constituindo-se no mês em que mais postos de trabalho formal foram abertos. Dos nove primeiros meses do ano, no entanto, apenas três apresentaram saldo positivo, com o que o ano de 2013 mantém saldo negativo de 360 vagas canceladas. Há expectativa, porém, que os setores da indústria e do comércio, como ocorreu em setembro, mantenham o bom desempenho nos próximos meses, ajudando a reverter a tendência de cancelamento de vagas de emprego.

Segundo dados do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em Palmeira, no mês de setembro, foram realizadas 319 contratações com carteira assinada e efetuados 212 desligamentos de trabalhadores, resultando no saldo positivo de 107 novas vagas de emprego formal.

O setor da indústria foi o que apresentou melhor desempenho, com 133 admissões e 84 demissões, com o que abriu 49 postos de trabalho no mês. Depois aparece o setor do comércio, que registrou 86 contratações no mês contra 56 desligamentos, com saldo positivo de 30 novas vagas em setembro. Ressalte-se que nenhum setor apresentou saldo negativo no mês de setembro.

No ano de 2013, os dados do Caged mostram que aconteceram 3.046 admissões de trabalhadores com carteira assinada, ao passo que as demissões foram 3.406, o que aponta para saldo negativo no ano, com o cancelamento de 360 vagas de emprego formal em Palmeira nos nove primeiros meses deste ano.

12 meses

No período móvel dos últimos 12 meses – de outubro de 2012 a setembro de 2013 – o saldo de empregos formais no município também se apresenta negativo. No período, o Caged registrou 4.376 contratações e 4.400 desligamentos de trabalhadores, resultando no cancelamento de 24 vagas de trabalho no município de Palmeira dentro do período móvel.