Destaques

Notícia publicada quarta-feira 27 junho 2012

Estudante palmeirense participa em Brasília de programa cultural do governo dos Estados Unidos

Gostou, compartilhe

Valéria Gremski Pawlak (centro) com avaliadoras da SEED no processo de classificação do programa.

Após passar por um rigoroso processo de seleção que teve a participação de mais de 7 mil estudantes de todo o Brasil, a palmeirense Valéria Gremski Pawlak, 16 anos, estará em Brasília entre os dias 1º e 6 de julho participando do English Immersion USA, programa desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos, através de sua embaixada no Brasil. Ela foi classificada após diversas etapas de processo avaliativo que incluiu o currículo escolar, trabalho voluntário, provas teóricas e práticas, idioma inglês e avaliação social e familiar.

Durante os seis dias que permanecerá em Brasília, Valéria ficará na Casa Thomas Jeferson, da embaixada dos Estados Unidos, juntamente com um grupo de 30 estudantes, em uma imersão na cultura norte-americana, incluindo atividades como visitas a órgãos governamentais, passeios turísticos e palestras. Entre as dinâmicas de grupo, Palmeira terá destaque em apresentações feitas por ela sobre o município, incluindo o marco histórico da Colônia Cecília e seu destaque nacional.

Além da representante de Palmeira, o Paraná tem outros cinco estudantes envolvidos no programa: Paulo Abrão Miléo Junior, de Sapopema, Sabrina Basquera, de Bituruna, Vítor Brunato Ferraz, de Colombo, Paula Kekes Aal e Thiago Negrão Chuba, ambos de Curitiba. A avaliação e classificação dos estudantes de escolas públicas, como é o caso de Valéria, foi feita pela Secretaria de Estado da Educação.

A participação da estudante palmeirense no programa é resultado de sua classificação entre os 150 estudantes selecionados para o programa Jovens Embaixadores no ano de 2011, dos quais 45 foram sorteados como finalistas para um intercâmbio nos Estados Unidos, realizado no último mês de janeiro. Os demais, classificados como semifinalistas, têm a oportunidade de participar do programa English Immersion USA no Brasil, cujas ações são efetivadas na embaixada norte-americana em Brasília e nos consulados em São Paulo, Manaus e Recife.