Destaques

Notícia publicada quarta-feira 11 julho 2012

Frota de Palmeira aumenta em mais 189 veículos no mês de junho

Gostou, compartilhe

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) divulgou na quarta-feira (11) os dados estatísticos relativos ao mês de junho, mostrando que a frota do município de Palmeira aumentou em mais 189 veículos. Com isto, o número de veículos com placa de Palmeira passa a ser de 14.669. Em maio, eram 14.480 os veículos registrados no município pelo Detran-PR. Desta forma, no primeiro semestre de 2012, a frota de Palmeira, que era de 13.995 unidades em dezembro do ano passado, aumentou em mais 674 veículos.

O aumento gradativo da frota de veículos ganhou impulso em junho devido a vários fatores, entre eles, a redução do Imposto sobre a Produção Industrial (IPI), decretada pelo governo federal, que reduziu os preços dos veículos novos.  A facilidade de crédito – embora algumas restrições tenham sido impostas pelos agentes financeiros – continua sendo um dos principais fatores pelo aumento das vendas e, consequentemente, dos veículos que entram em circulação dia a dia.

Entre janeiro e junho, o número de automóveis que passaram a circular pelo município, segundo os dados estatísticos do DetranPR, passou de 7.721 em dezembro do ano passado para 8.098 em junho, ou seja, 377 unidades a mais do que no final de 2011 circulando pelas ruas e estradas com placas de Palmeira.

Segundo com os dados do Detran-PR referentes ao mês de junho, atualmente estão em circulação com placas de Palmeira, além dos 8.098 automóveis, 2.903 motocicletas e motonetas, 1.815 camionetas e caminhonetes, 1.144 caminhões, 110 ônibus e micro-ônibus, além de outros tipos de veículos emplacados no município.

Problemas

O crescente aumento da frota de veículos em Palmeira vem ocasionando alguns problemas no trânsito, que são sentido no dia a dia não só pelos motoristas como também pelos pedestres. A dificuldade em encontrar vagas de estacionamento nas ruas centrais da cidade é uma delas, bem como a lentidão do tráfego em determinadas horas do dia. Para os pedestres. O aumento do fluxo aumenta também o risco de atropelamentos e dificuldade para atravessar ruas em horários de pico do trânsito.

Os números do mês de junho fazem com que a relação entre quantidade de veículos e número de habitantes do município indique que existe um veículo para menos de 2,2 dos 32.232 habitantes do município de Palmeira, levando-se em consideração os dados do Detran-PR e a estimativa de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2011.