Geral

Notícia publicada quarta-feira 23 outubro 2013

Frota de veículos de Palmeira aumenta em mais 915 unidades neste ano

Gostou, compartilhe

No mês de setembro, segundo dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), mais 66 veículos ingressaram na frota de veículos emplacados no município de Palmeira. Assim, passou para 16.239 o total de veículos registrados com placas de Palmeira, o que mostra um aumento na frota do município de 915 veículos apenas nos nove primeiros meses deste ano de 2013.

Os veículos do tipo automóvel mantêm o domínio absoluto da frota, com 9.059 unidades emplacadas em Palmeira. Depois aparecem as motocicletas e motonetas, que juntas somam 3.012 unidades. As caminhonetes, por sua vez, vêm na sequência da estatística, com 2.113 unidades do total da frota do município.

Com uma frota de 1.254 unidades, os caminhões e caminhões-tratores formam o quarto maior contingente da frota emplacada em Palmeira. Os semi-reboques são 431 unidades e os ônibus e micro-ônibus, somados, chegam a 119 unidades da frota do município. O restante da frota é composto por outros tipos de veículos.

Todos os proprietários de veículos são obrigados a pagar anualmente o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), O aumento da frota proporciona aumento do valor arrecadado e repassado ao município, que tem direito a 50% do total do tributo. Em 2013, Palmeira já recebeu mais de R$ 2 milhões relativos aos IPVA.

Evolução

O crescimento da frota de veículos emplacados no município de Palmeira pelo Detran-PR desde o ano de 2007, um período de seis anos, portanto, ultrapassa 6 mil unidades. Isto significa uma evolução média de 1 mil veículos por ano que ingressam na frota do município, consequentemente passando a circular por ruas da cidades e estradas de Palmeira.

O aumento da frota de veículos, embora seja um indicador positivo de melhoria de renda da população e facilidade de acesso a bens de consumo, traz também a preocupação com a qualidade do trânsito na cidade. Mais veículos significam mais dificuldades para os motoristas, como congestionamentos em determinados locais e horários do dia e a escassez de vagas para estacionamento nas ruas centrais da cidade.