Geral

Notícia publicada sexta-feira 01 agosto 2014

Frota de veículos emplacados em Palmeira está próxima de 17 mil unidades

Gostou, compartilhe

No mês de junho, o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) constava em seu registros com 16.941 veículos automotores emplacados no município de Palmeira. Somente este ano, nos seis primeiros meses, a frota aumentou em mais 457 veículos, à média de 76 novas unidades emplacadas por mês. Isto significa que a proximidade com 17 mil unidades fará com que a divulgação dos números do mês de julho mostrará que foi atingida tal quantidade de veículos.

A absoluta maioria dos veículos emplacados em Palmeira, de acordo com os dados estatísticos do Detran-PR, são do tipo automóvel, com 9.474 unidades em circulação. Depois vêm as motocicletas e motonetas, que somam 3.045 unidades. O terceiro maior contingente da frota do município é o de caminhonetes, que são 2.257 unidades cadastradas pelo órgão de trânsito. Os caminhões são 1.310 unidades com placas de Palmeira, enquanto os reboques e semi-reboques somam 665 unidades. Por sua vez, os veículos do tipo ônibus e microônibus somam 124 unidades.

Na medida em que a frota de veículos aumenta, ampliam-se também os problemas no trânsito da cidade, especialmente na região central. O grande número de veículos em circulação fomenta a disputa pelos espaços de tráfego e também pelas vagas de estacionamento nas ruas centrais. Cada vez mais, as ruas paralelas e transversais à rua Conceição vêm tendo suas vagas de estacionamento ocupadas pelos veículos.

No ano passado, a Prefeitura de Palmeira anunciou ter recebido um estudo de trânsito que apontava para a necessidade de criação de estacionamento regulamentado (pago) nas ruas centrais. Até o momento, porém, nenhuma decisão neste sentido foi tomada e a situação somente se agrava quanto mais veículos entram em circulação na cidade.

 

Frota de veículos