Destaques

Notícia publicada terça-feira 17 abril 2012

Heitor Stockler de França é homenageado com nome do novo espaço de convivência da Fiep

Gostou, compartilhe

No último dia 12, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugurou no Cietep, em Curitiba, o Espaço de Convivência Heitor Stockler de França. O nome é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da entidade, que nasceu em Palmeira e, além da atividade como empresário do setor industrial, também se destacou na literatura, como autor de diversos livros de poesia. O novo ambiente será utilizado para eventos empresariais e sociais da indústria. Construído com a contribuição de empresários de vários setores industriais do Paraná, o ambiente contempla salas de reuniões e ambiente de integração, com mesas, projetores, aparelhos de TV e equipamentos de som.

“Este ambiente foi feito a muitas mãos. É agradável, com decoração temática com elementos do nosso Estado e preparado para receber a família da indústria paranaense”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Já o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, destacou a importância das parcerias na construção do espaço. “O empresariado tem que estar disponível para a construção de um ambiente como este, que adiciona e muito a todos os empresários do estado”, disse.

Participaram da inauguração do espaço de convivência, presidentes de sindicatos, vice-presidentes da Fiep,  industriais e membros da família França.

Para a neta de Heitor Stockler de França, Vânia Souza Ennes, é um orgulho inaugurar um espaço que leva o nome de seu avô, exemplo de otimismo, cultura e coragem. “Há 124 anos do nascimento do Heitor, estamos aqui, inaugurando este importante ambiente para a área empresarial. Meu avô é uma pessoa digna de admiração e orgulho para todos nós, pela sua perseverança e coragem”, disse ela.

Para Sebastião Ferreira Martins, coordenador regional da Fiep em Apucarana, Região norte do Estado, e proprietário da Femac, o espaço é acolhedor e importante para a Federação. “Com este ambiente a Federação poderá recepcionar cada vez melhor os empresários e industriais”, disse. A vice-presidente da Fiep, Joice Maria Nervis  Roncaglio, também afirma que um espaço de integração era necessário para os empresários. “A Fiep precisava de um espaço como este, aconchegante e que pudesse atender eventos realizados pelos industriais”, disse.

Palmeirense
O palmeirense Heitor Stockler de França nasceu no dia 5 de novembro de 1888, completou o curso de Direito na Universidade do Paraná e bacharelado em ciências jurídicas e sociais em dezembro de 1941. Como escritor, destacou-se na poesia, foi membro da Academia Brasileira de Letras e publicou vários livros. Em 1944 ele fundou a Fiep junto com um grupo de industriais e presidiu a instituição de 1946 a 1958. Heitor Stockler de França também fundou o Senai, em 1943 e o Sesi em 1947.

França foi responsável pela criação da oficina de artes gráficas do Senai-PR, em 1953, e promoveu a 1ª Olimpíada Operária Brasileira, em 1953. Ele também criou a Escola de Arte Dramática e Teatro de Aluno do Sesi-PR, bem como os antigos postos de abastecimento do Sesi e Senai, em 1948.