Destaques

Notícia publicada quarta-feira 07 novembro 2012

IBGE estima que município de Palmeira tem a 51ª maior população do Paraná

Gostou, compartilhe

De acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no início deste mês de novembro, o município de Palmeira tem hoje a 51ª maior população entre os 399 municípios do estado do Paraná. Os números do IBGE apontam para 32.326 habitantes em Palmeira, distribuídos na cidade e nas localidades do interior.

Na estimativa de população divulgada pelo IBGE no ano passado, Palmeira já ocupava a 51ª posição entre os municípios mais populosos do Paraná. Agora, na estimativa referente a 2012, o IBGE mostra que o município de Marialva teve sua população aumentada em ritmo maior do que Palmeira, que foi ultrapassada no ranking populacional do estado. Porém, o município de Pitanga, na estimativa do IBGE, teve sua população reduzida e foi ultrapassado por Palmeira, que assim mantém a posição.

O Censo 2010, realizado pelo IBGE, apontava para uma população de 32.123 moradores. Já a estimativa populacional de 2011 projetava a população do município em 32.232 habitantes. Para efetuar os cálculos da estimativa, o instituto adota percentuais médios de crescimento da população observado entre os anos de 2000 e 2010, quando foram realizados os dois últimos Censos pelo IBGE.

Estimativas

O IBGE apresenta estimativas anuais de população dos municípios brasileiros, com data de referência para 1º de julho, para cálculo das cotas do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e para áreas propostas para constituição de novos municípios e distritos, bem como dos municípios já existentes que alterem seus limites, em atendimento a dispositivos legais.

As estimativas anuais de população dos municípios brasileiros, com data de referência para 1º de julho, são utilizadas para cálculo das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para áreas propostas para constituição de novos municípios e distritos, bem como dos municípios já existentes que alterem seus limites, em atendimento a dispositivos legais. Fornecem, ainda, estimativas para expansão dos resultados das diversas pesquisas amostrais do IBGE.