Geral

Notícia publicada terça-feira 11 julho 2017

Iesol e Museu da Computação realizaram a Arpatec em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

No sábado (1º) de julho, através da Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) foi realizado em Porto Amazonas o “Arpatec: tarde de conhecimento, tecnologia e reciclagem no município de Porto Amazonas”, em parceria com o Museu da Computação da UEPG, Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA) e o Colégio Estadual Coronel Amazonas. O evento contou com a

Oficina de Robótica Educacional e a Mostra Realidade Aumentada.

Participantes

Participaram crianças de 5 a 13 anos, filhos e filhas dos recicladores da ARPA, integrantes da APAE e alunos do Colégio Estadual Coronel Amazonas. A oficina de Robótica Educacional promoveu debate acerca do descarte de lixo e sobre a importância do respeito ao meio ambiente. Na atividade prática, os participantes aprenderam formas de aproveitar descartes de lixo na construção de robôs.

Criatividade

A Mostra de Realidade Aumentada incentivou os participantes a interatividade, pois extrapola a tela do computador inserindo objetos virtuais no ambiente físico. A organização do evento destaca que as atividades despertam a criatividade das crianças – e melhoram sua autoestima. Também incentivam as crianças a participarem em futuros estudos da área de informática

Inclusão Digital e Evento

Para jovens e adultos, a iniciativa ministrou a oficina de Inclusão Digital que envolveu trabalhadores da reciclagem. Alunos do curso de Engenharia de Computação da UEPG ministraram as oficinas da área de informática. Eles integram o projeto de extensão Museu da Computação da instituição. Durante a oficina, os adultos aprenderam comandos básicos na utilização dos computadores. Como acentuam os organizadores, este momento permitiu a inclusão dos participantes no mundo virtual, com conhecimentos para que possam utilizar mecanismos de busca na internet, como de bulas de medicamentos, rotas rodoviárias e sites de interesse.

Aproximação

A promoção das atividades do evento teve como meta aproximar a comunidade da universidade, dar visibilidade à ARPA e às questões ambientais, relacionadas à separação e destino dos resíduos na cidade de Porto Amazonas e ressaltar a importância do conhecimento tecnológico, segundo a organização. Trata-se de ação patrocinada pela Petrobrás através do projeto “Fortalecimento da Economia Solidária nos Campos Gerais”, coordenado pelo professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha da IESOL/UEPG.

Fotos: Assessoria de Imprensa da UEPG