Geral

Notícia publicada sexta-feira 20 fevereiro 2015

Igreja e Sociedade são temas da Campanha da Fraternidade 2015

Gostou, compartilhe

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou na manhã de quarta-feira (18) a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015. A cerimônia foi transmitida ao vivo, direto da sede da instituição, em Brasília, pelas emissoras católicas de rádio e televisão. Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”, a campanha buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidiu a cerimônia, da qual participaram representantes do governo e de entidades da sociedade civil.

Na ocasião, foi divulgada a mensagem exclusiva do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2015. No texto, o papa fala da importância da contribuição da Igreja no respeito à laicidade do Estado, sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, conforme motiva a Doutrina Social, em vista do bem do ser humano. “Cada um deve fazer a sua parte, começando pela minha casa, no meu trabalho, junto das pessoas com que me relaciono. E de modo concreto, é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados”, disse Francisco.

“O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano é abrir as portas da igreja para todos os membros batizados para que possam servir aos mais pobres e carentes”, afirmou Dom Rafael Bienasrki, administrador da Arquidiocese de Curitiba, que engloba o município de Palmeira.

Dom Rafael explicou o cartaz da Campanha, que traz o papa Francisco beijando os pés de um homem com a frase “Em vim para servir”. “Este quadro relembra a cerimônia da Santa Ceia em que Jesus beijou os pés de um homem, mostrando que a Igreja está aqui para servir a toda a sociedade”, completou.

A Igreja Católica explica que os 40 dias da quaresma são um tempo de reflexão, jejum, penitência, oração e conversão. É nesse período que os fiéis fazem caminhadas penitenciais, meditam sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus e se inclinam a mudar sua vida.

Solidariedade

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil sempre no período da quaresma. A cada ano, é escolhido um tema para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade brasileira.

A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN), em 1962. Sob o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento na época, foi feita uma campanha em âmbito nacional pela CNBB, na quaresma de 1964.