Destaques

Notícia publicada segunda-feira 16 fevereiro 2015

Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira completa 60 anos

Gostou, compartilhe

O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) foi fundado em 13 de fevereiro de 1955. A entidade está completando, portanto, 60 anos de fundação. A instalação deu-se pela iniciativa da instituição congênere de Paranaguá e os seus fundadores foram: Alfredo Bertoldo Klas, Fernando Perotta, Oscar Teixeira de Oliveira, Petrônio Romero Carneiro de Souza, Theóphilo José de Freitas filho e Eurides Teixeira de Oliveira. As primeiras reuniões eram realizadas no salão de festas do então Ginásio Estadual D. Alberto Gonçalves. As sessões, até hoje, sempre são iniciadas com a execução do Hino à Palmeira

O IHGP foi criado com o objetivo de despertar o interesse da juventude palmeirense para as atividades históricas e culturais, permitindo a integração dos jovens aos propósitos e ideias que animam a instituição, através da pesquisa e difusão da história de Palmeira.

Após um longo período de inatividade, em 1998, por iniciativa do casal Arthur Orlando Klas e Luzia Malucelli Klas, uma série de reuniões levou à reativação da entidade, em ato solene no dia 11 de setembro de 1999, com o ingresso de várias pessoas que reformularam e dinamizaram os estatutos, tornando o IHGP novamente ativo.

Entre os anos de 2003 e 2008, o IHGP foi presidido por Marcus Vinicius Molinari Machado. De2009 a2011 por Maria Ivanilde Bussadori Krambeck. E a partir de 2012 tem na presidência Vera Lucia de Oliveira Mayer. Atualmente conta com 45 membros efetivos, além de alguns colaboradores, beneméritos e honorários.