Destaques

Notícia publicada segunda-feira 11 novembro 2013

Laboratório de informática é inaugurado no CAJU de São João do Triunfo

Gostou, compartilhe

Um novo espaço para os alunos do Centro de Atendimento à Juventude (CAJU), localizado em São João do Triunfo, foi inaugurado na última sexta-feira (8). Com apoio de uma empresa do setor fumageiro, o laboratório de informática faz parte do projeto “Profissionalizando os filhos dos agricultores”, que busca estimular o aprendizado da computação entre jovens do meio rural e gerar conhecimento prático como apoio às demais disciplinas escolares.

Todos os alunos dos cursos oferecidos pelo CAJU poderão se beneficiar das aulas de informática que serão ministradas nos níveis básico e avançado. A princípio, os cursos terão 40 horas de duração e passarão para 168 horas a partir do dia 25, nos períodos da manhã e da tarde.

Com os recursos doados pela empresa foram adquiridos todos os equipamentos necessários para a viabilização do laboratório, assim como móveis e adequação da infraestrutura do local. De acordo com o coordenador do CAJU, Vilson Schimainda, toda a comunidade será beneficiada com o novo espaço, que poderá ser utilizado inclusive para pesquisas.

“O CAJU é hoje uma das escolas mais bem equipadas da região, onde já formamos 150 alunos, estamos atendendo 184 em três períodos diferentes e temos mais 150 jovens cadastrados para cursos futuros”, afirma Schimainda. O centro oferece cursos do Sindicato Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Irati,do Instituto Federal do Paraná, do entre outros.

Para Gerson Assmann, diretor de Tabaco da empresa fumageira, “com essa iniciativa, a companhia contribui para a formação de jovens filhos de agricultores, que terão mais conhecimento para suas vidas e, se optarem por seguir a profissão de seus pais, para futuramente administrar as propriedades rurais com recursos da informática, que são indispensáveis”.