Geral

Notícia publicada terça-feira 04 abril 2017

Lançamento de projetos abre programação dos 198 anos de Palmeira

Gostou, compartilhe

O evento de lançamento dos projetos “Uma Pitada da nossa história” e “Baú da Memória”, na manhã da segunda-feira (3), abriu a programação dos eventos comemorativos da semana de aniversário de Palmeira. A apresentação aconteceu no Auditório da Educação, e a ação é fruto da parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas.

O projeto “Uma Pitada da nossa história” resultará na criação de uma cartilha pedagógica para professores e estudantes, com informações sobre o município de Palmeira, desde sua criação, até fatos atuais. Até a conclusão do projeto, várias outras ações terão de ser realizadas antes, como a publicação do livro Palmeira – Cidade Clima do Brasil, gincana cultural e o “Baú da Memória”.

Projeto

De acordo com Vera Lúcia Oliveira Mayer, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) e coordenadora do projeto ao lado da assessora pedagógica Ana Paula Marques, a proposta eleva a estima do povo palmeirense. “Será uma cartilha didática, para uso comum, que resgata a história de palmeira. O IHGP quer colocar no papel, cronologicamente, as memórias do nosso município. Com o apoio das secretarias, vamos conseguir”, relatou.

Segundo Marques, umas das principais provas da gincana cultural será a “Palmeira em um minuto”. “Essa prova consistirá em gravar um vídeo, com duração de um minuto, sobre qualquer aspecto do município”, relevou.

Baú da Memória

Já o “Baú da Memória” é um projeto inovador que encoraja a participação popular na construção histórica de nossa cidade. O baú ficará durante toda a semana na rua Conceição e percorrerá bairros do município, assim como localidades do interior, até 2019, ano em que Palmeira comemora seu bicentenário.

Os cidadãos podem contribuir com o baú doando materiais de valor histórico, como fotografias antigas e documentos que ajudarão na apuração histórica do município. A arte externa do baú foi feita pelo artista palmeirense, André Luis Stall.

A abertura do evento contou com as palavras do prefeito Edir Havrechaki, que demonstrou orgulho em estar iniciando os projetos. “O passado é tão importante quanto o presente que vivemos e o futuro que queremos. Amamos essa cidade e queremos que ela seja cada vez melhor. Com certeza esses projetos colaboram com isso”, disse o prefeito.

Baú da Memória

Na parte final do evento de apresentação dos projetos, cada membro da mesa de autoridades foi convidado a colaborar com o “Baú da Memória”. Foi doado um livro da década de 20, um convite para aniversário do município dos anos 1970, um livreto histórico, a pesquisa histórica que serviu de base para o projeto “Uma Pitada da nossa história” e fotos da confecção do baú.