Geral

Notícia publicada terça-feira 14 abril 2015

Livro que tem biólogo de Palmeira entre autores será lançado dia 24

Gostou, compartilhe

Questionamentos sobre infraestrutura, condições de visitação e situação ambiental de unidades de conservação da região são apontados no livro “Unidades de Conservação nos Campos Gerais do Paraná: diferentes abordagens”, publicação da Editora Estúdio Texto, que tem lançamento programado para o dia 24 de abril, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. A obra tem organização do professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Isonel Sandino Meneguzzo, e um dos autores é o biólogo palmeirense Saimon Francisco dos Santos Bach.

O livro é resultado de quatro anos de pesquisa em sete unidades de conservação dos Campos Gerais, sendo cinco delas Parques Estaduais, um Parque Nacional e uma Reserva Biológica.

Os autores fazem uma análise crítica da situação destas unidades. Para Meneguzzo, somente o Parque Estadual de Vila Velha, do Cerrado, do Monge e do Guartelá cumprem seus objetivos de criação. “Diversos procedimentos operacionais ainda devem ser realizados para que o Parque Nacional dos Campos Gerais, a Reserva Biológica das Araucárias e o Parque Estadual do Vale do Codó possam realmente ser chamados de unidades de conservação”, alerta.

Para os pesquisadores, apenas a criação de unidades de conservação não garante a proteção dos ecossistemas naturais, é fundamental a sua implementação. São exemplos desta situação a Reserva Biológica das Araucárias e o Parque Nacional dos Campos Gerais. “Ambos ainda necessitam efetivamente serem implementados, para que seus recursos naturais não fiquem vulneráveis como estão atualmente”, comenta o organizador da obra.

O livro, organizado em cinco capítulos, conta com o aval da Editora Estúdio Texto e é assinado por Chisato Oka-Fiori, Giulliano de Oliveira Capote, Isonel Sandino Meneguzzo, Juliane Coimbra Bczuska, Paula Mariele Meneguzzo e Saimon Francisco dos Santos Bach.

 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ABORDADAS

Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa.

Parque Estadual do Cerrado, entre os municípios de Jaguariaíva e Sengés.

Parque Estadual do Vale do Codó, Jaguariaíva.

Parque Estadual do Guartelá, Tibagi.

Parque Estadual do Monge, Lapa.

Reserva Biológica das Araucárias, abrange os municípios de Teixeira Soares, Imbituva e Ipiranga.

Parque Nacional dos Campos Gerais, abrange áreas dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí.

 Livro Unidades de Conservação capa