Geral

Notícia publicada segunda-feira 10 março 2014

Meninas entre 11 e 13 anos podem tomar vacina contra HPV a partir desta terça

Gostou, compartilhe

A partir desta terça-feira (11), meninas com idade entre 11 e 13 anos já podem procurar as unidades de saúde, tanto na área urbana como na área rural, para a primeira fase da vacinação contra o HPV. As unidades de saúde atendem entre as 8 horas e as 11h30min e das 13 às 17 horas. A vacina a ser aplicada é quadrivalente, pois protege contra quatro tipos de vírus HPV. Deve-se levar a carteira de vacinação.

Após a primeira dose, que será ministrada durante o mês de março, outras duas doses serão necessárias. A segunda delas seis meses após a primeira e a última cinco anos após a primeira dose.

Além do atendimento nas unidades de saúde, enfermeiras responsáveis pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde também realizarão a vacinação em algumas escolas da área rural. Para estes casos, os pais receberão comunicado prévio, com datas e horário da vacinação.

O vírus

HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem causar infecções.

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.