Destaques

Notícia publicada sexta-feira 04 julho 2014

Museu Sítio Minguinho selecionado para representar o Paraná em concurso nacional do Iphan

Gostou, compartilhe

O Museu Sítio Minguinho, de Palmeira, foi selecionado para representar o estado do Paraná no 27º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, de caráter nacional, promovido pelo Instituo  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O proprietário do museu, Arnoldo Monteiro Bach, recebeu comunicado da superintendência estadual do Iphan sobre a seleção, incluído na categoria de iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural, concorrendo a um dos três prêmios de R$ 25 mil desta categoria.

Satisfeito pelo resultado na participação na fase estadual do concurso, Bach contou que, além do espaço em si e a visitação que recebe, pelo menos duas ações realizadas no Museu Sítio Minguinho pesaram na seleção do projeto como representante do estado na fase nacional: a realização do 2º Simpósio sobre a Colônia Cecília, no último mês de abril, e o lançamento do livro “Colônia Cecília”, de sua autoria, em 2011.

O presidente da comissão estadual que avaliou os projetos paranaenses inscritos para participar do concurso, José La Pastina Filho, que é o superintendente estadual do Iphan, através de ofício, parabenizou o Museu Sítio Minguinho, seu proprietário e toda a equipe envolvida no projeto.

O resultado final do concurso deve ser divulgado no próximo dia 15. Para avaliar os projetos, os jurados levarão em consideração a qualidade projetual, metodológica e de pesquisa, bem como a contribuição referencial aos critérios, métodos e técnicas de conservação, restauro e manutenção. A presença de inovação no projeto e a importância no ambiente sócio cultural em que se insere ou significado para o patrimônio cultural do pais também são itens considerados na avaliação.