Destaques

Notícia publicada terça-feira 29 janeiro 2013

Palmeira e Balsa Nova podem fazer parceria para administrar o Recanto dos Papagaios

Gostou, compartilhe

Representantes das prefeituras de Palmeira e Balsa Nova estiveram reunidos na quarta-feira (23) para debater a possibilidade dos dois municípios realizarem uma parceria para a manutenção do Recanto os Papagaios. Os primeiros detalhes foram combinados na reunião e um segundo encontro já foi agendado, contando com a presença de equipes técnicas de ambos os municípios, as quais farão um levantamento sobre as atuais necessidades de toda a estrutura.

O Recanto dos Papagaios possui 15 mil m² e está localizado exatamente na divisa entre os dois municípios. Atualmente sua administração é feita somente na faixa de domínio da concessionária Caminhos do Paraná, que administra a BR 277.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaudeth Ramos Hajar, “existe a necessidade da criação de um programa de sinalização às margens das rodovias 277 e 376, além da manutenção dos banheiros, piscina e arborização do local”.

Ponte Sobre o Rio dos Papagaios

Construída em dois arcos de alvenaria de pedra, cruzando o Rio dos Papagaios, na então chamada Estrada do Mato Grosso que ligava Curitiba a Palmeira, é considerada um monumento de engenharia nacional. A construção foi realizada nos anos de 1875 e 1876 e projetada por Francisco Antônio Monteiro Tourinho.

A centenária ponte é também chamada de Ponte de Dom Pedro, por remontar ao tempo do Império e haver sido sua construção autorizada por Dom Pedro II. Custou à época cerca de 44 contos de réis e todas as pedras utilizadas na obra foram extraídas das pedreiras de grés dos Campos Gerais, de rochas homogêneas e resistentes, sem o emprego da pólvora – condições, aliás, estipuladas no contrato de construção.

Os blocos foram talhados à mão em arestas vivas, em faces lisas e exatamente perfiladas conforme os desenhos ou projetos. Nenhuma pedra foi empregada sem ter sido antes examinada pelo engenheiro

responsável, ou por ajudante. Na alvenaria de argamassa e na alvenaria seca só se admitiam pedras em forma de paralelepípedo que não exigissem calços cuja grossura excedesse 15 milímetros.

Entre os vãos dos dois arcos existia um medalhão em mármore roxo da colônia Alfredo Chaves, hoje município de Colombo, com os seguintes dizeres: “A Província do Paraná presta homenagem a um de seus mais ilustres admiradores, o pranteado Lamenha Lins, que mandou executar esta obra, e ao Engenheiro que a delineou, Capitão Francisco Monteiro Tourinho, ambos já falecidos. Em jus à gratidão e à saudade de seus cidadãos”.

O tombamento estadual da ponte que passa sobre o Rio dos Papagaios data de 3 de setembro de 1973 , sendo o processo n°42/73, inscrição n°41 do Livro do Tombo Histórico.

Turismo

O Recanto dos Papagaios é aberto diariamente, das 6 às 18 horas, com entrada gratuita. Nos dias de fim de semana o local recebe grande quantidade de turistas, que desfrutam das diversas churrasqueiras espalhadas pelo bosque de pinheiros e da piscina artificial com água do rio dos Papagaios. O local conta com banheiros públicos e estacionamento gratuito.