Geral

Notícia publicada sexta-feira 13 setembro 2013

Palmeira fará parte de remapeamento para Regionalização do Turismo

Gostou, compartilhe

O município de Palmeira aderiu a Regionalização do Turismo e agora é uma das 12 cidades dos Campos Gerais que farão parte do remapeamento turístico que a Secretaria de Estado de Turismo do Paraná (Setu) está realizando. Porto Amazonas, Ortigueira, Telêmaco Borba, Ventania, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Carambeí, Castro e Ponta Grossa são as outras cidades da região a participar da ação.

Conforme a gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo nos Campos Gerais e da Rota dos Tropeiros do Paraná (ADTCG), Karen Kobilarz, com esta estratégia, a Setu, o Ministério do Turismo e as próprias instâncias de governança regional, conseguem realizar o planejamento estratégico de cada região e também cobrar dos gestores ações voltadas a implementação da atividade turística.

Dentre as cidades que compõe a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e que aderiram ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), poucas já contam com Conselhos de Turismo estruturados. “Mas esta vai ser uma das ações que será cobrada através do Ministério do Turismo”, aponta Karen, já orientando as Prefeituras a se adequarem.

De acordo com a gerente da Agência de Desenvolvimento, os próximos passos do PRT irão buscar o nivelamento dos municípios quanto a hierarquização. “Temos alguns municípios que estão bem a frente na atividade turística. Vamos buscar fortalecer os demais para continuar com um nível bom junto à Setu”, destaca Karen, lembrando da hierarquização realizada pela Secretaria de Estado em 2012 que apontou os Campos Gerais em primeiro lugar entre as regiões turísticas do Paraná, ficando a frente das demais regiões, como Cataratas do Iguaçu e do Litoral, por exemplo.

Para buscar este nivelamento entre as cidades da região, o setor de turismo da AMCG irá realizar assessoria junto aos dirigentes municipais para fortalecer a gestão pública do turismo. “Vamos mostrar a importância da formação de Conselhos e de ações básicas para a implementação do turismo, como a produção ou, em alguns casos, a atualização de inventários turísticos”, explica a turismóloga da entidade Danielle Teixeira. Para isso, equipe da associação já está percorrendo a região e ‘mapeando’ a atividade. “Já fomos até o município de Jaguariaíva e o próximo a ser visitado é Ventania, na terça-feira”, adianta a profissional.

Conforme a consultora do Sebrae, Nadia Joboji, muitos dos municípios que aderiram ao Programa possuem o potencial turístico, mas não um produto a ser comercializado. “Por isso, todos os setoresenvolvidos – ADTCG, AMCG e o próprio Sebrae – vão atuar em conjunto”, adianta. Para alavancar o turismo, o Sebrae está atuando em alguns municípios para incentivar a criação de redes empresariais. Os municípios de Castro e de Carambeí já montaram as suas.

Setor quer fortalecer Agência de Desenvolvimento do Turismo

Para que a região dos Campos Gerais continue se destacando entre as instâncias de Governança do turismo, os dirigentes do setor pretendem fortalecer a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais e da Rota dos Tropeiros do Paraná. A idéia é buscar o empresariado para fazer parte da Agência, que hoje conta com a participação de 12 empresários.

Durante reunião realizada na manhã de quinta-feira (12), os gestores do turismo se comprometeram a sensibilizar os empresários de seus municípios e fortalecer a cadeia do turismo na região dos Campos Gerais. “O trabalho da Agência vem ao encontro dos anseios dos investidores, que é o desenvolvimento da região, para posteriormente conseguir a promoção e a comercialização do turismo”, aponta a gerente da Agência, Karen Kobilarz.