Destaques

Notícia publicada segunda-feira 05 agosto 2013

Palmeira pode receber médicos estrangeiros do programa Mais Médicos

Gostou, compartilhe

O município de Palmeira não será contemplado na primeira fase do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada com a divulgação da lista dos municípios paranaenses que receberão profissionais inscritos no programa. São 27 locais que receberão 91 médicos na primeira fase. Assim, Palmeira deve ser contemplada na segunda ou terceira fase, provavelmente com médicos estrangeiros ou formados no exterior.

Nesta primeira etapa do programa, nenhum município da região dos Campos Gerais receberá profissionais brasileiros. No Paraná, foram selecionadas 91 vagas em 27 municípios. Destas, 51 estão em cidades de maior vulnerabilidade social do interior e 40 nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

Como definido desde o lançamento do Mais Médicos, os brasileiros têm prioridade no preenchimentos dos postos apontados. Os remanescentes serão oferecidos primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros.

A partir de terça-feira (6) até quinta-feira (8), os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. No dia 9, será publicada a lista dos municípios que receberão médicos estrangeiros.

Os médicos do programa – tanto brasileiros quanto estrangeiros – devem começar a atuar nos municípios em setembro. Todos os profissionais formados no exterior serão avaliados e supervisionados por universidades federais, de todas as regiões do país, que se inscreveram nesta primeira etapa do programa. Os médicos receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.