Destaques

Notícia publicada segunda-feira 17 setembro 2012

‘Pontos cegos’ atrapalham trânsito e aumentam risco de acidentes

Gostou, compartilhe

Em todos os cruzamentos de ruas existe a possibilidade de ocorrer acidentes. Porém alguns, além do risco normal, apresentam pontos cegos, onde os outros veículos ou objetos ficam fora do alcance de visão do motorista. Os riscos de acidentes variam de acordo com o movimento da rua e o grau do ponto sem visibilidade.

Os motoristas e até mesmo os pedestres constantemente são surpreendidos e assustam-se ao deparar com um objeto que não era esperado. Os pontos cegos geralmente são causados por árvores, construções e por outros veículos. Mas nesta época do ano, em alguns casos, também são resultado da colocação de cavaletes eleitorais em esquinas.

Um exemplo de ponto cego comum em Palmeira ocorre no cruzamento entre as ruas Teóphilo José de Freitas e Vicente Machado, onde caminhões estacionados atrapalham a visibilidade de quem está na primeira via e quer entrar na segunda. Os motoristas se arriscam e invadem a pista com cautela, torcendo para que outro veículo não esteja trafegando na outra via. Em alguns casos, o resultado é a freada brusca para evitar uma colisão. Para os pedestres também não é diferente, pois com veículos parados em uma esquina, para atravessar a rua as pessoas têm que invadir a via para verificar se podem realizar a travessia.

No caso do cruzamento das ruas Padre Camargo e Conceição, o ponto cego é causado por uma construção na esquina que não permite a visualização dos veículos que sobem a principal rua da cidade. Neste caso a colocação de um espelho sinalizador de trânsito no lado oposto poderia auxiliar os motoristas, não sendo mais necessário invadir a via com a frente do carro para enxergar o trânsito.

Já no cruzamento da praça Marechal Floriano Peixoto com a rua 15 de Novembro, o que atrapalha a visão dos motoristas é a colocação de cavaletes eleitorais de candidatos. Aliás, os coordenadores de campanha devem ficar atentos aos locais onde colocam suas propagandas, pois ao invés de conquistar o eleitor, podem acabar irritando e perder o voto.

Os órgãos competentes são os responsáveis por manter o bom fluxo do trânsito e devem prestar atenção nestas e em outras situações semelhantes para evitar acidentes. Vale também a colaboração e o bom senso dos motoristas em não estacionar seus veículos em lugares que atrapalham os demais.