Geral

Notícia publicada terça-feira 28 maio 2013

Porto Amazonas e São João do Triunfo realizam Conferência de Educação

Gostou, compartilhe

Porto Amazonas irá realizar a 1ª Conferência Municipal de Educação, em preparação a Conferência Nacional (Conae) 2014, a qual esta sendo organizada pelo Departamento de Educação e Cultura. O evento acontece na segunda-feira (3), no Centro de Convenções Celso Rodrigues Paes, e contará com representantes dos segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área da educação e todos os profissionais e pessoas dispostas a contribuir para a melhoria da educação.

O objetivo da Conferência é propor, alterar e suprir os temas elencados nos sete eixos norteadores da Conae, cujo o tema central é “o Plano Nacional de Educação na articulação do sistema nacional de educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.

Os eixos norteados são: 1 – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; 2 – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; 3 – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; 4 – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; 5 – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; 6 – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e 7 – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

No Paraná serão realizadas mais de 200 Conferências Municipais ou Intermunicipais. As conferências irão tratar do futuro da educação brasileira em todos os níveis e modalidades. As sugestões e trabalhos realizados serão levados para a Conferência Estadual de Educação, que será realizada em Curitiba, de 24 a 26 de setembro. O trabalho de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal será apresentando na Conferência Nacional de Educação, em fevereiro de 2014.

São João do Triunfo

No próximo dia 10, a Secretaria Municipal de Educação de São João do Triunfo realiza a Conferência Municipal de Educação, no Clube Triunfense, das 8 às 17 horas. No evento serão levantadas propostas e reivindicações para o avanço da qualidade da educação no Município, e consequentemente para o Estado e o país.

A população é convidada a participar do evento, pois a educação é responsabilidade de toda a sociedade e a Conferência será um espaço democrático de debate, proposição e acompanhamento da política educacional.