Geral

Notícia publicada sexta-feira 29 maio 2015

Primeira edição da Semana da Cultura pretende movimentar a cidade

Gostou, compartilhe

A primeira edição da Semana da Cultura promete movimentar a cidade e agitar centenas de artistas, músicos e agentes culturais. O projeto foi proposto pelo Parlamento Jovem no ano passado e depois, como projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade. Com a articulação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) junto ao executivo e a Secretaria de Esporte e Cultura, o projeto foi regulamentado em março deste ano, quando ficou instituída a primeira semana de junho como Semana da Cultura.

A programação começa terá início na segunda-feira (1º) e se estende até o sábado (6) com música, mostra de arte, festival hip hop, contação de histórias, entre outras atividades. Segundo Denis Sanson, secretário de Esporte e Cultura, esta é a primeira edição, porém o evento será consolidado dentro do calendário de eventos do município. “Tentamos agregar o máximo de interessados em mostrar seu trabalho e seu talento. Como o projeto é piloto, pretendemos aperfeiçoar para as próximas edições”, explicou.

Para Waldir Joanassi Filho, presidente do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), órgão colegiado responsável pela implementação de políticas juvenis na cidade, o ato é um marco dos novos ares culturais em Palmeira. “Articulamos junto à secretaria de cultura, poder executivo e parlamento jovem para que a lei fosse regulamentada. A demanda surgiu da própria sociedade que participa maciçamente das reuniões ordinárias do conselho”, comentou.

Programação

Na segunda-feira (1º) acontece a abertura da Semana Cultura com contação de histórias e lendas no CRAS. Na terça-feira (2) serão feitas as premiações de concursos culturais e o lançamento do projeto ‘Eu quero mais’, na Secretaria de Assistência Social. Na quinta-feira (4) a programação segue com o lançamento do livro ‘A última Odisseia’, da escritora palmeirense Suelen Wendler. Já na sexta-feira (5), a partir das 14 horas, começa o festival de talentos interescolares na praça Marechal Floriano Peixoto, seguido pelo festival hip hop que se estende até as 22 horas. No sábado (6) o ‘Poeme-se’, uma mostra de arte livre, também na praça Marechal Floriano Peixoto, será aberto a qualquer artista que queira expor seus trabalhos. A semana será encerrada por músicos de Palmeira que se apresentam até as 22 horas.