Geral

Notícia publicada sexta-feira 28 outubro 2016

Primeira mostra de talentos da melhor idade teve dez apresentações

Gostou, compartilhe

A Prefeitura Municipal de Palmeira em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso realizou na tarde de quinta-feira (27) a primeira mostra de talento da melhor idade. Segundo a assistente social, Gracieli Riffert, a intenção é escolher um nome para batizar a mostra que se repetirá todos os anos. “Temos o exemplo da mostra de talentos da terceira idade Ruth Cardoso que acontece em Ponta Grossa, queremos fixar no mês de outubro a partir deste ano em Palmeira também. É neste mês que comemoramos o dia internacional do idoso, data proposta pela ONU”, explica ela.

Durante toda a tarde aconteceram 10 apresentações sem a intenção de competição: poesias, danças, músicas de seresta e mostra de artesanato, tudo feito pelos idosos através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Dona Zenaide Mayer Renaut não conta a idade, mas revela que dança, canta e toca violão desde a juventude e que o grupo que participa já existe há dez anos. “Hoje vou apresentar dança cigana, a arte está dentro de mim, é muito importante contar com esse espaço pra mostrar que a terceira idade também tem talentos,” ressaltou.

Para Mário Wieczorek, Secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, é importante apoiar e criar políticas públicas para valorização dos idosos e sua inserção ativa dentro da sociedade. “Eles têm muito que contribuir, são a voz a experiência que adquiriram ao longo dos anos, ouvi-los com atenção é receber uma enorme carga de conhecimento”, disso o secretário.

O Conselho do Idoso pretende receber sugestões da sociedade para batizar a próxima mostra que acontecerá no ano que vem com o nome de uma idosa ou idoso que tenha tido contribuição relevante dentro da sociedade palmeirense. Sugestões podem ser enviadas para o conselho do idoso ou través do sistema de informações ao cidadão (SIC) no site da Prefeitura de Palmeira.