Geral

Notícia publicada quinta-feira 19 outubro 2023

Professor recebe honraria da Soc. Brasileira de Arborização Urbana

Gostou, compartilhe

Antônio José de Araujo, docente aposentado do departamento de Engenharia Florestal da Unicentro, foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) com a sua mais alta honraria, a medalha Presidente Maria do Carmo Conceição Sanchotene. A homenagem foi entregue durante o XXV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, maior evento da área na América Latina, realizado no último mês em Maringá.

A honraria é um reconhecimento ao trabalho pioneiro realizado pelo professor na área. Araujo foi o responsável pela implementação da primeira oferta da disciplina de Arboricultura e Arborização Urbana em uma universidade brasileira, em 1980, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor da Unicentro entre 1998 e 2014, ele ajudou a estruturar o curso de Engenharia Florestal e a estabelecer uma matriz curricular que contemplou diversos aspectos de arborização urbana. Em suas pesquisas, desenvolveu métodos inovadores para a avaliação da condição de árvores urbanas.

Araujo também foi o terceiro presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), eleito em 1996. Durante a gestão, conduziu diversos eventos que contribuíram para o fortalecimento de pesquisas sobre a arboricultura brasileira. Seu trabalho e dedicação para a redução dos problemas ambientais urbanos continuam exercendo impacto significativo na formação de novos engenheiros florestais.

Foto: Divulgação