Geral

Notícia publicada terça-feira 11 abril 2017

Professores da UEPG decidem iniciar greve geral dia 28 de abril no Paraná

Gostou, compartilhe

Em assembleia extraordinária convocada pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) e realizada na no dia 7, a plenária suspendeu a chamada de paralisação para o dia 11 de abril, proposta pelo Comitê Estadual em Defesa das Universidades Públicas do Paraná. Os docentes consideraram que o cenário nas demais instituições, onde algumas delas ainda estão em recesso, como é o caso da UEL, indica como melhor estratégia uma unificação de ações, portanto uma greve geral, para o dia 28 de abril.

A agenda de manifestos inclui várias centrais sindicais, entre elas o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Dessa forma, os docentes definiram encaminhamentos para esse dia de paralisação, atendendo as indicações de assembleia realizada no dia 30 de março.

Política regressiva

A direção do Sinduepg, por sua vez, avalia que no caso do Paraná, ocorre uma política regressiva no âmbito federal que reforça e ratifica a postura do governo Beto Richa que, nos últimos quatro anos, demonstra descaso quanto à importância das instituições de ensino superior para os paranaenses.

Adequações

O Sindicato também se posicionou contrário às adequações anunciadas pelo Governo do Estado e, consequentemente, pela UEPG na Instituição. Por meio de ofício circular, a UEPG mencionou que pode agrupar turmas, restringir serviços oferecidos à comunidade, ampliar a carga horária de professores e suspender disciplinas para se ajustar à redução de horas-aula autorizadas pelo Governo do Estado para contratação.