Destaques

Notícia publicada quinta-feira 21 junho 2012

Quatro monges chilenos permanecem por uma semana em visita a Palmeira

Gostou, compartilhe

Monges ChilenosEncontram-se em Palmeira desde segunda-feira (18) quatro monges chilenos, atendendo convite feito pelo padre José Aírton, pároco local, que foi monge cisterciense. Ficam na cidade até a próxima segunda-feira (25), quando seguem para São Paulo. O padre Patrício, o diácono Benito e os irmãos Paulo e Baruc têm como missão a permanência no mosteiro do Chile, em oração, além da vida comunitária e fraterna.

De Palmeira, os monges seguem para a Casa Mãe, na cidade de São José do Rio Pardo (SP). O diácono Benito já esteve no Brasil em outras oportunidades, sendo esta a quinta vez que visita o país. Os demais estão no Brasil pela primeira vez.

A Ordem de Cister foi fundada no século 11, na França, no ano de 1098, em Citeaux Franca, dali veio o nome de cistercienses. Dela derivou a Ordem Trapista, nome em menção ao mosteiro cisterciense de Nôtre-Dame de la Trappe, o primeiro a ser reformado, em 1662, por Armand-Jean Le Bouthillier de Rancé.

Na cidade de Campo do Tenente existe um mosteiro trapista, de Nossa Senhora do Novo Mundo. Cinco monges vindos dos Estados Unidos fundaram a comunidade que começou em uma propriedade no município da Lapa, mudando-se em 1983, definitivamente, para Campo do Tenente.