Agrícola

Notícia publicada terça-feira 28 maio 2013

Região dos Campos Gerais é referência nacional na criação de gado charolês

Gostou, compartilhe

Criadores de gado da raça charolês estabelecidos na região dos Campos Gerais têm se destacado com resultados expressivos em exposições nos últimos anos, superando até mesmo os mais tradicionais criadores do Rio Grande do Sul, estado precursor do charolês no Brasil. A Cabanha Tesourão de Nélson João Klas, no município de Palmeira, é bicampeã nacional entre criadores e expositores da raça nos anos de 2011 e 2012, com destacada participação em todos os eventos em que participou.

Os resultados obtidos pela Cabanha Tesourão são reflexo do padrão excepcional que conseguiu dar a todos os animais que coloca em pista para julgamento, sobressaindo-se entre os diversos competidores do país.

Na região, além da cabanha de Palmeira, têm ganhado destaque a Cabanha Estância Nova, de Ponta Grossa, propriedade de Maurício e Marco Palmeira Chechia. O resultado obtido na Expo Londrina este ano demonstra a evolução dos criatórios, com o primeiro e segundo lugares conquistados e mantidos na pontuação do ranking.

Em junho, as duas cabanhas estarão presentes na Feicorte, em São Paulo. Depois, estarão novamente travando embate entre seus produtos na Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), no mês de julho, que deve contar com a participação de pelo menos oito criadores e cerca de 70 animais em exposição.

Outra cabanha da região que vem se destacando é a Joná, de Ismênia Guimarães da Cunha Nascimento, no município de Ipiranga. Já a Cabanha Vila Rica, do município de Fênix, de propriedade do francês Bernard Laguiche, representa a força dos criatórios de charolês paranaenses. A cabanha de Fênix vem mantendo no Brasil uma tradição de família que remonta a três séculos de experiência em criatórios na França e na Bélgica.

Os criadores de charolês dos Campos Gerais têm enaltecido o Paraná nos eventos em que participam, conquistando destaque nacional para a raça.