Destaques

Notícia publicada sexta-feira 21 fevereiro 2014

Reunião do Conseg debate assuntos sobre segurança pública

Gostou, compartilhe

A primeira reunião do ano do Conseg Palmeira, realizada na sede do Rotary Club de Palmeira na última terça-feira (18), recebeu a visita do comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa, major Edmauro de Oliveira Assunção, do prefeito de Palmeira Edir Havrechaki, do tenente Vergílio Requi, que comanda o Pelotão da PM em Palmeira, além dos conselheiros que fazem parte da entidade. Cerca de 30 pessoas participaram da reunião que prolongou-se por cerca de duas horas, abordando assuntos relativos à segurança pública no município.

O prefeito Edir Havrechaki fez a explanação de suas intenções de realizar obras, serviços e aquisição de equipamentos que visem auxiliar na segurança dos palmeirenses. Como exemplo ele citou a renovação de contrato com a empresa que presta serviços de iluminação pública na cidade, que deve fazer uma operação rápida de troca de lâmpadas e outros serviços relativos a iluminação.

Havrechaki também falou sobre as obras da trincheira da BR 277 e do viaduto que a prefeitura pretende construir em parceria com a Concessionária Caminhos do Paraná, na transposição da BR 277 com a Colônia Francesa. O principal assunto abordado pelo prefeito foi sobre a intenção da prefeitura adquirir e instalar novas câmeras e firmar termo de comodato entre o Conseg e a Polícia Militar, para que as imagens captadas sejam monitoradas pela PM.

O major Edmauro de Oliveira Assunção vê como a melhor solução para os problemas de segurança, que imagens de câmeras sejam monitoradas pela PM, pois assim a polícia consegue agir de maneira mais rápida e efetiva nas ações pontuais e ainda servir como prova e elucidação de crimes e vandalismos cometidos.

Com relação a falta de viaturas, o major comentou que esse é problema pontual e que já está sendo resolvido. Em breve todas as viaturas de Palmeira estarão na rua novamente, lembrando que viatura da patrulha escolar esteve dando apoio na cidade, bem como equipes da P2 e Rotam, que realizaram apoio e fizeram incursões.

O delegado da Polícia Civil, Plínio Gomes Filho, lamentou a fuga de presos acontecida recentemente, mas disse que as investigações estão em andamento para a captura dos cinco elementos que ainda estão foragidos. Relatou que o fato de ter presos condenados na delegacia é um problema antigo e que não tem fácil solução, pois os investigadores ficam com seu trabalho de investigar crimes comprometidos por ter que cuidar de presos.

O presidente do Conselho de Segurança de Palmeira, Moacir Luiz Guchert, juntamente com os demais conselheiros, cobraram da PM um maior policiamento na cidade, além da realização de operações especiais com o intuito de coibir ações criminosas, bem como para que o setor de inteligência da PM também realize trabalhos na cidade.