Geral

Notícia publicada sexta-feira 13 março 2015

Sala do Empreendedor é inaugurada em Palmeira

Gostou, compartilhe

Na última quinta-feira (12), foi inaugurada no prédio central da Prefeitura de Palmeira a a Sala do Empreendedor.  O espaço faz parte do programa que, nos últimos cinco anos, já retirou aproximadamente 4 milhões de trabalhadores da informalidade, garantindo direitos aos trabalhadores que desempenham atividades por conta própria.

A instalação da sala em Palmeira aconteceu em parceria com o Sebrae e, segundo o chefe da regional Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, a cada Microempresa Individual (MEI) regulamentada é gerado pelo menos mais um emprego. A extrema importância de regulamentação dessas pessoas não pode passar despercebido. Que cada MEI regulamentado consiga gerar mais uma vaga de emprego, temos o dobro de pessoas trabalhando. Atividade que exigiria grandes esforços do município,” afirmou ele.

Para o prefeito Edir Havrechaki (PSC), a Sala do Empreendedor é motivo de orgulho. “A inauguração dessa sala é um orgulho para todos nós moradores do município. Pessoas que têm seu talento e desempenham suas atividades informalmente e muitas vezes não sabem como se formalizar, agora contam com um local inteiramente dedicado a ajudar essas pessoas a se tornarem empresários,” disse o prefeito.

A Sala do Empreendedor tem como principal objetivo assegurar o futuro previdenciário do trabalhador, através de documento de arrecadação simplificada, equivalente ao INSS, juntamente com isenção de tributos federais como o imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.

Palmeira é o quinto município da região dos Campos Gerais com implantação da Sala do Empreendedor, direcionando atendimento especializado aos MEIs. O município conta hoje com cerca de 500 registros formais, microempresas regulamentadas que geram renda, impostos e novas oportunidades diversificadas de negócios.

Através da sala, as facilidades concedidas os MEIs do município serão inúmeras, como por exemplo, contar com a formalização gratuita e simplificada, obtenção de CNPJ, emissão de certificado de Condições do MEI, alteração e baixa gratuita do MEI, emissão e impressão de nota fiscal eletrônica, consultorias e palestras gratuitas, entre outras vantagens.

A agente do desenvolvimento da Sala do Empreendedor à frente do Departamento de Arrecadação Municipal, Keitry  Swiech Gabardo, contou que a ideia inicial seria mudar a sala de local, para uma área ampla. “Pensamos em fazer um novo ambiente, mais amplo, ou mudar o endereço, mas não seria viável, já que contadores e empresários estão acostumados a nos procurar nesse endereço. Isso poderia causar transtorno ao nosso público, sendo algo indesejável por nossa equipe.”, disse Keitry.

Sala do empreendedor