Geral

Notícia publicada domingo 18 fevereiro 2024

São João do Triunfo registra caso de raiva bovina

Gostou, compartilhe

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) confirmou um caso de raiva em bovino no interior da cidade de São João do Triunfo. O caso ocorreu nesta semana na comunidade de Guaiaca.

Conforme informações, a Adapar fez a coleta do encéfalo (cérebro) do animal morto e enviou o material para a análise, sendo confirmado o caso de raiva. A suspeita é de que o animal teve contato com um morcego contaminado.

A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo seres humanos. A raiva é transmitida principalmente pela saliva de um animal infectado, geralmente por meio de mordidas ou arranhões. A Adapar também investiga a morte de outros animais da região que possam ter contraído a doença e a equipe também segue orientando moradores próximos de onde o caso foi confirmado para aplicarem a vacina contra a raiva.

Qualquer informação sobre focos de morcegos e até mesmo animais com suspeita da doença, procure a Adapar de São Mateus do Sul, que também é responsável pelas cidades de São João do Triunfo e Antônio Olinto. Contato no telefone: (42) 3532-6847.

Foto: Pixabay