Geral

Notícia publicada sexta-feira 23 fevereiro 2024

Segundo caso de raiva animal é confirmado em São João do Triunfo

Gostou, compartilhe

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) confirmou mais um caso de raiva no interior de São João do Triunfo. Semana passada o primeiro caso foi confirmado em um bovino que veio a óbito, e agora, em outra propriedade próxima, teve a morte de outro bovino confirmada pela doença.

A principal recomendação, é que vacinem seus animais. A raiva é uma zoonose, ou seja, doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas, que afeta o sistema nervoso central. É transmitida principalmente pela saliva de um animal infectado, geralmente via mordidas ou arranhões.

Os sintomas da raiva em animais podem variar um pouco dependendo da espécie e do estágio da infecção.

Qualquer informação sobre focos de morcegos e até mesmo animais com suspeita da doença, procure a Adapar de São Mateus do Sul, que também é responsável pelas cidades de São João do Triunfo e Antônio Olinto. Contato no telefone: (42) 3532-6847.

De acordo com a Adapar, os sintomas mais comuns observados em animais infectados são:

  • Mudança de Comportamento: os animais infectados podem exibir mudanças de comportamento repentinas e inexplicáveis. Isso pode incluir agressividade, irritabilidade ou, ao contrário, apatia e reclusão em animais normalmente sociáveis.
  • Sintomas Neurológicos: conforme a doença progride, sintomas neurológicos se tornam mais evidentes. Isso pode incluir dificuldade para caminhar, movimentos descoordenados, tremores musculares, convulsões e paralisia.
  • Dificuldade para Engolir: animais com raiva podem ter dificuldade para engolir, o que pode resultar em salivação excessiva ou espuma na boca.
  • Vocalização Anormal: alguns animais infectados podem vocalizar de forma anormal, como uivos, latidos ou miados incomuns.
  • Hipersensibilidade: podem tornar-se hipersensíveis a estímulos sensoriais, como luz, som e toque, reagindo de forma exagerada a esses estímulos.
  • Fase de Paralisia: à medida que a doença avança, pode ocorrer uma fase de paralisia, onde o animal não consegue se mover ou responder a estímulos externos.

Foto: PixaBay