Geral

Notícia publicada terça-feira 18 outubro 2011

Seis agricultores de São João do Triunfo são beneficiados pelo programa Trator Solidário

Gostou, compartilhe

Mais seis tratores foram entregues em São João do Triunfo pelo programa Trator Solidário, totalizando 101 no total dos tratores que os agricultores já receberam. São 62 tratores do modelo de 55cv e 39 com 75 cv. Hoje é o município do Paraná com maior número de tratores do modelo pequeno (55 cv) e também neste ano de 2011 o município com o maior número de projetos. Isto graças ao empenho da equipe local da Emater e o esforço dos parceiros Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal. O extensionista Carlos Cézar Removicz, responsável pelo escritório municipal, foi quem elaborou os projetos e é um entusiasta do programa.

Na mais recente entrega de tratores, um dos beneficiários foi Nivaldo Novaki Bronoski, da comunidade de Faxinal dos Rodrigues, que adquiriu um trator de 55 cv. Ele disse que tinha um trator velho, modelo 65-X, o qual agora vai vender. Por sua vez, Moisés José Oleniki Janiaki, da comunidade do Rio Baio, adquiriu seu primeiro trator modelo pequeno (55 cv) e comenta que foi ao BB para financiar um trator usado de R$ 30 mil e que o gerente de crédito o convenceu a comprar um novo. Ele diz estar feliz com a decisão.

O agricultor Antonio Carlos Gordia Ianhaki, da localidade de Barra Bonita, comprou um trator modelo 55 cv, diz que já possui um 65-X e que vai ficar com os dois na propriedade. O outro trator é de Celso Novaki, de Coxilhão Santa Rosa, que tem seu primeiro trator e sempre trabalhou com cavalos. Disse que ainda não sabe dirigir o trator e, por isso, estava acompanhado de um vizinho para levar o trator até a propriedade. Roberto Maier, de Vitorinópolis, também comprou seu primeiro trator, um modelo 55 cv, além do agricultor Inácio Stavini Novaki que adquiriu um modelo de 75 cv.

Após receberem os tratores, os produtores desfilaram pelas ruas da cidade exibindo as máquinas. A cerimônia de entrega aconteceu em frente a agência do Banco do Brasil, com a presença de autoridades municipais que enalteceram a ajuda que o Pronaf e o Trator Solidário estão dando para o desenvolvimento rural no município.