Destaques

Notícia publicada sexta-feira 26 outubro 2012

TJ abre concurso para cartórios extrajudiciais com quatro vagas em Palmeira

Gostou, compartilhe

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) abriu concurso público visando substituir os titulares de cartórios extrajudiciais (notas e registro) no estado, que teriam sido ocupados por pessoas designadas sem terem sido selecionadas por meio de concurso público específico, conforme entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Palmeira, estão nesta situação quatro cartórios: o Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e o Serviço de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas, ambos para provimento, e Serviço Distrital de Papagaios Novos e Serviço de Registro de Imóveis, ambos para remoção.

O TJ revelou em 2010 que 31,8% dos cargos de titulares de cartórios no estado estariam irregulares e determinou a realização de concurso para o preenchimento destas vagas. Para atender essa recomendação, o TJ-PR abriu nesta quarta-feira (24) o edital com 330 vagas para titulares de cartórios em vários municípios do Paraná. Do total de vagas, 220 são para ingresso e 110 para remoção. O salário é correspondente às vagas e varia de acordo com os serviços prestados por cada cartório.

O concurso público oferece 330 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado. Do total de vagas, 220 são para ingresso e 110 para remoção. Os candidatos devem ter diploma de bacharel em direito ou ter exercido em serviço notarial ou de registro por dez anos. Já no caso das vagas de remoção, são necessários mais dois anos de experiência como titular de serventias no estado.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Identificação (www.ibfc.org.br) até o dia 23 de novembro. Os candidatos ao concurso devem pagar uma taxa de R$ 200,00 para validar a inscrição. A avaliação do concurso consiste em prova objetiva de seleção, prova escrita, prova oral e exame de títulos. Exames de aptidão psicológica e sanidade física e mental deverão ser feitas no decorrer da seleção. As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro.