Geral

Notícia publicada sexta-feira 26 julho 2013

Três casos de gripe pelo vírus A H1N1 já foram confirmados em Palmeira

Gostou, compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na quarta-feira (24) os dados atualizados referente a atendimentos de pessoas com sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda em Palmeira. Exames feitos em 17 pacientes que foram internados devido a sintomas de síndrome gripal já confirmaram três casos de infecção por vírus A H1N1.

Segundo o relatório, 160 pessoas compareceram na Vigilância Epidemiológica com indicação de Oseltamivir (Tamiflu). Para orientações gerais e cuidados durante o período de tranmissibilidade da síndrome gripal, estes estão realizando tratamento em domicílio,  sem indicação de internamento hospitalar.

Ainda, segundo o relatório, foram realizadas 22 coletas de material para pesquisa de vírus respiratório, sendo que 17 pessoas estavam internadas em hospitais de Palmeira com sinais de agravamento e cinco não internados (profissionais da saúde que atenderam casos suspeitos e vieram a adoecer  e pessoas com sintomas de síndrome gripal que tiveram contato com aves ou suínos). Destes, oito pessoas já têm resultado negativo para vírus respiratório (incluindo Influenza), dois positivos para Influenza A Sazonal H3, três positivos para Vírus Sincicial Respiratório e três positivos para H1N1 Influenza A Pandêmico. Seis pacientes ainda aguardam resultado de exames.

Prevenção

Segundo Jean Carlo das Almas, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica que repassou as informações, alguns cuidados devem ser tomados o ano todo, não apenas no período de inverno. São eles:  vitar deixar a casa ou ambientes totalmente fechados (possibilitar a circulação de ar), lavar frequentemente as mãos com água e sabão, principalmente após espirrar ou tossir, proteger a boca ao tossir e espirrar, descartar lenços usados no lixo e utilizar álcool 70% para desinfecção de superfícies e nas mãos na falta de água e sabão.